Pastorais e Movimentos



Pastoral da Comunicação      
Objetivo: Evangelizar através da comunicação, tornando presente os valores da mensagem de Cristo nos meios de comunicação social; através de meios de comunicação manter os fiéis informados de tudo que acontece na Comunidade e; fazer a divulgação dos eventos e festas que acontecem na Comunidade.
E-mail: pascommatrizsaogeraldo@gmail.com

Catequese
A missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária.
A rotina da Catequese infantil é de aulas ás quintas-feiras e aos sábados.


Circulo Bíblico
O Círculo Bíblico é uma reunião de pessoas. Para quê? Para refletir sobre as coisas da vida da comunidade: sua situação, seus problemas, suas conquistas... Como? Usando a Bíblia como espelho da vida. A Palavra de Deus será a luz para iluminar os passos do grupo. E depois? Depois cada membro do grupo vai descobrir o novo passo que é chamado a dar, vai descobrir com outras pessoas o que vão fazer juntos. Sempre à luz da Palavra de Deus.
Os encontros ocorrem nas residências dos 4 setores da Matriz.


Coroinha 
Ser coroinha é algo muito importante, pois se presta um serviço à Igreja, ao sacerdote e, principalmente, a Deus. Estes ajudam o padre a celebrar a missa e outras cerimônias da igreja, em toda a sua liturgia. O acólito tem a seu cargo todas as tarefas da missa, que embora podendo ser realizadas pelo celebrante ou por até um ministro, desde que esse esteja devidamente preparado.

As inscrições para coroinhas estão abertas para crianças que já fizeram a primeira comunhão. Às reuniões desta pastoral acontecem aos domingos após a Missa das 9h.

Alcoólicos Anônimos
O grupo se reúne nas sextas-feiras às 19h.

Liturgia 

Pastoral Litúrgica organiza os objetos e espaço celebrativo, visa a formação litúrgica, a preparação e a realização de celebrações. Desta definição vamos destacar três palavras:

1. Organização: a primeira função da Pastoral Litúrgica é organizar a Liturgia que acontece em uma comunidade. 

2. Formação: a segunda função da pastoral litúrgica é a formação. Esta deve ser vista em dois níveis: daqueles que fazem parte da pastoral litúrgica e a de toda a comunidade.

3. Preparação: uma das principais tarefas da pastoral litúrgica é a preparação das celebrações. 
Os encontros da pastoral litúrgica ocorrem sempre às segundas-feiras às 19h.


Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão 
Os MESCs (Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão) se reúnem na Matriz uma vez por mês, além de realizarem aprofundamentos mensais da terceira forania. Para  ser um ministro da Eucaristia a pessoa, primeiro é escolhida pelo padre, entre os fiéis. Depois, frequenta um curso de formação vicarial até estar preparado para ser investido como Ministro Extraordinário.



Ministério do Acolhimento 
Missão/Objetivo: Receber e acolher os visitantes e paroquianos fazendo valer o mandamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Atender com cuidado e zelo os que procuram a Igreja.
A pastoral se reúne no 3º sábado do mês às 9h.



Apostolado da Oração
Objetivo: Em resumo o Apostolado de Oração propõe um caminho rumo à santidade a partir do oferecimento diário que transforma nossa vida e nos coloca em comunhão universal de preces pela força do Espírito Santo que habita em nossos corações, e nos impele a vivenciar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus. Para que, alimentados e modelados por Ele na Eucaristia e reconciliado com Ele pelo sacramento da Reconciliação, possamos colocar-nos plenamente, de coração inteiro, a seu serviço da Igreja, a exemplo de Maria, para que seu Reino venha a nós, hoje, amanhã e sempre.
O apostolado se encontra sempre na Hora Santa (1ª quinta às 7:30h) e as Missas e reuniões são realizadas na 1ª sexta do mês às 7:30h).


Pastoral do Batismo 
O Batismo é o primeiro e o principal sacramento para o perdão dos pecados: une-nos a Cristo morto e ressuscitado e nos dá o Espírito Santo.
O Batismo constitui o nascimento para a vida nova em Cristo. Segundo a vontade do Senhor, ele é necessário para a salvação, como a própria Igreja, na qual o Batismo introduz.
Incrições: 1ª quarta-feira de cada mês de 18h às 20h.
Palestras: 2ª semana de cada mês (segunda e quarta) de 19h às 21h.
Batizados: 4º sábado de cada mês às 10h.

Iniciação Cristã (Jovens e Adultos)
A Iniciação Cristã é o processo através do qual a pessoa é inserida no ministério de Cristo, morto e ressuscitado, se torna discípula de Cristo e em seguida é admitida aos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma (cf. Leão Magno, De Baptismo I, 1). 
Os encontros da pastoral são realizados nas quartas (19h) e domingos (16h).

Congregação Mariana
Objetivo: É formada por cristãos católicos que procuram seguir melhor o Cristianismo através de uma vida consagrada á Mãe de Deus, a Virgem Maria.Os encontros da Congregação Mariana ocorrem no 1º domingo do mês após a Missa das 7h e também através do terço realizado no IAPC nas últimas 3ª feiras do mês às 19:30h).


Pastoral do Dizimo 
Objetivo: O dízimo é uma doação regular e proporcional aos rendimentos do fiel, que todo batizado deve assumir. É antes de tudo uma grande graça, pois é uma forma concreta que o cristão tem para manifestar a sua fé em Deus e o seu amor ao próximo, já que é por meio dele que a Igreja se mantém em atividade, sustenta seus trabalhos de evangelização e realiza muitas obras de caridade e assistência aos menos favorecidos. Pelo dízimo, podemos viver as três virtudes mais importantes para todo cristão: a Fé, a Esperança e o Amor-caridade, que nos levam mais perto de Deus. O dízimo é um compromisso. Representa a nossa vontade de colaborar, de verdade, com o Projeto Divino neste mundo.

Escola de Evangelização  Sto. André 
Objetivo: A Escola de Evangelização partilha o Kerygma (O coração e a base de evangelização de todos os tempos: Jesus morto, ressuscitado e glorificado como Salvador, Senhor e Messias), Karisma (sinais de fidelidade do Senhor, que nos faz experimentar que Jesus está vivo entre nós e nos permite evangelizar com poder) e Koinonia (comunidades evangelizadas e evangelizadoras, que mostram que o Reino está no meio de nós).
A EESA se reuni nas sextas-feiras às 19:30h, também se encontram na Adoração às quartas-feiras às 19:30h).


Pastoral Familiar 
Objetivo: Apoiar as famílias a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar novas gerações conforme o plano de Deus.
A Pastoral se encontra na 1ª e 4ª feira do mês às 20h.

Pastoral dos Esportes 
Objetivo: Evangelizar pela prática esportiva, proporcionando desenvolvimento humano e espiritual, com a aliança entre os valores esportivos e os ensinamentos de Cristo e de sua Santa Igreja Católica.


ECC: Encontro de Casais com Cristo 
Objetivo: Realizar um retiro voltado para os casais e a instituição do matrimonio. 


Ministério Jovem
Objetivo: Composta por todos os jovens da Matriz que estão ao serviço do grupo ou de alguma outra pastoral. O grupo possui atividades de evangelização, formação, assistência, orientação e motivação dos jovens, inserindo-os na vida da Igreja.


Mãe Peregrina 
Objetivo: Colaborar com a Igreja na nova evangelização da época atual, inspirada na atitude de Maria que vai ao encontro da sua prima Santa Isabel. 
É um Apostolado Mariano, uma visita de Maria às nossas famílias, ao nosso povo, a todo o mundo.
É um Apostolado Eclesial, com a Igreja e para a Igreja, um meio de evangelização que quer contribuir para a educação de muitos cristãos.
É um Apostolado Popular, pois procura chegar a todas as pessoas em todas as situações de vida.
A Pastoral se reúne na 1ª quarta do mês às 18h para o Terço e ás 19h para a Missa.

Laudes 
As Laudes são uma das horas litúrgicas da Liturgia das Horas, celebrada de manhã. A oração de Laudes destina-se a santificar o tempo da manhã, consagrando a Deus os primeiros movimentos e a atividade de todo o dia.
A Laudes na nossa Matriz são realizadas de segunda à sexta às 7h.

Santo Antonio
A Missa da Pastoral, com a distribuição do pãozinho, ocorre mensalmente, dia 13.


OVS 
Objetivo: Ajudar nas necessidades dos padres, principalmente dos seminaristas. Além de orar pelas necessidades do clero (padre, bispos, diácono), a OVS ajuda materialmente o Seminário São José. 
A Pastoral se reúne nas 2ª segundas-feiras do mês às 16h, com Adoração às 17h e Missa às 18h.


Rosa Mística 
A Pastoral se reúne no 1º sábado às 7h (Terço, Missa e Reunião).


São Geraldo  
A Pastoral se reúne mensalmente no dia 16 e é responsável pela Hora da Graça, com a distribuição do pãozinho e sal.


Perseverança 
A Pastoral, composta por crianças (que já realizaram a 1ª Eucaristia) e adolescentes se encontra aos sábados às 16h.


Terço da Misericórdia 
O Terço é realizado às 3ªs feiras às 15h e a visita às famílias ocorre às 4ªs feiras às 15h.


Terço dos Homens
O Terço dos Homens ocorre às quartas-feiras às 19h.


Coral da Matriz
Os ensaios do Coral ocorrem às 3ªs feiras às 19h.


Grupo de  Oração RCC Ebenezer
O grupo se reúne nas quintas-feiras às 19:30h.


Vicentinos 
Objetivo: Se dedica, sob o influxo da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.
Atualmente, os vicentinos ajudam aproximadamente 56 famílias de nossa comunidade.
O encontro é realizado nas 4ªs feiras às 19:30h.

Farmácia Comunitária  
Aberta nas quartas-feiras das 9h às 12h.

2 comentários:

  1. Gostaria de informações sobre Batismo

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como posso fazer a doação de remédios para a farmácia, pois minha mãe faleceu de tenho muitos remédios para diabetes, pressão alta dentre outros, todos na validade.
    Atenciosamente,
    Vera Medalha
    veramedalha@hotmail.com

    ResponderExcluir