Pároco


Pe. Júlio César
   

Formado em Administração, Filosofia e teologia o jovem sacerdote acumula a função de Pároco da Matriz São Geraldo, em Olaria, com a de Procurador, que é um representante do ecônomo, escolhido pelo arcebispo, no caso D. Orani, para participar do Conselho Econômico da Arquidiocese. Sua principal função é defender e representar a administração dos bens da diocese sob a autoridade do Bispo. “Temos uma equipe muito boa que trabalha na administração” – comenta Pe. Júlio.
     No dia 1 de outubro (Festa de Sta. Teresinha do Menino Jesus), de 2012, Pe. Júlio completou sete anos de sacerdócio “pela graça de Deus!” Ele iniciou sua caminhada vocacional ainda bem pequeno como coroinha, “amando em zelar pelas coisas do Altar e em servir aos sacerdotes e a minha comunidade de origem, a Paróquia Senhor do Bonfim (Cordovil  Vicariato Leopoldina).  Em 1999, já no Seminário São José, iniciou a realização de  todo o estudo acadêmico. Passou por diversas Paróquias servindo como Seminarista, inclusive na Matriz de São Geraldo e na Capela Mãe do Redentor e S. Judas Tadeu, há dez anos. “Foi um marco num momento decisivo de minha trajetória”, comentou Pe. Julinho, como costuma ser carinhosamente chamado.
     Em 2005, na Solenidade de S. José na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, foi sagrado diácono e logo depois, no mesmo ano, ordenado sacerdote.
     Sempre alerta nas ações da Santa Igreja, Pe. Júlio está atento ao aumento de vocações sacerdotais, especialmente na Igreja carioca. Para ele, o dado crescente das vocações sacerdotais em nossa cidade “é puramente ação divina. Numa realidade de tantos contrastes, propostas, desafios e ilusões que envolvem a juventude carioca, o fato de nosso Seminário a cada ano estar repleto de jovens que buscam a vida sacerdotal como um ideal de vida dado pelo Senhor é sem dúvida, um verdadeiro milagre!” – atesta.
     
    Em 2015, portanto, daqui há pouco mais de três anos, nosso belo templo da   rua Leopoldina Rego, em Olaria, completa 100 anos. A data coincide com os 10 anos de sacerdócio de Pe. Júlio, que considera “uma dádiva,  um presente único do Senhor”, para ele.
    “Fazer parte desta história como seminarista e agora como Pastor desse amado rebanho é uma alegria inexplicável. O mês de outubro deste ano foi  marcado pela abertura do Triênio de Preparação ao Centenário: 2012, 2013, 2014. Ao longo dessa história... quantas graças alcançadas! E é muito bom saber que você faz parte dela! Ainda é cedo para falar de 2015, porém o nosso Centenário começa a ser vivido agora! Queremos trabalhar juntos por uma Igreja sempre viva, atuante, servidora, bela e restaurada de dentro para fora, para que aqui realmente seja a Olaria de Deus! Uma vez impulsionados com toda a Igreja pelo Ano da Fé, proclamado pelo Santo Padre Papa Bento XVI no mês de nosso Padroeiro, queremos viver este Triênio intensamente como uma grande oportunidade para encontrar caminhos novos de evangelização, enfrentando os dias atuais com muita esperança e coragem.”
     Pe. Júlio cita uma frase de nosso padroeiro, São Geraldo, para exemplificar seu amor a Deus e ao  rebanho, sob sua responsabilidade aqui na Matriz: “Amar muito a Deus; estar sempre unido com Deus; fazer tudo por amor de Deus; amar a todos por amor de Deus; sofrer muito por Deus. Minha única ocupação é fazer a vontade de Deus!” (S. Geraldo)
    Para esse jovem torcedor do Fluminense, se antes ele já amava essa população de Olaria, agora, ama muito mais ainda cada um de seus paroquianos.
    “Entregarmos nossa vida a Deus, sem reservas, sem querer manipular sua vontade a nosso favor, porque ninguém mais que Deus quer a nossa felicidade. Esta é fruto da confiança que nos ilumina e nos faz atravessar todas as dificuldades, tirando proveito delas para crescer. Sigamos com nossa missão, expandindo o melhor de nós para o bem dos irmãos! Desejo que este ‘Triênio Geraldino’ em vista do Centenário da gloriosa Matriz da Leopoldina soe como sinos ao alvorecer para percebermos, como Geraldo, a efemeridade dos bens terrenos e optarmos pelo eterno como fonte de vida e felicidade. Que o irmão dos pobres, padroeiro das mães e das crianças, o glorioso São Geraldo nos ilumine a todos! Minha bênção paternal a todos os amados paroquianos, benfeitores e devotos!
 Por amor de Jesus Cristo, socorrei-nos São Geraldo!






    

3 comentários:

  1. Obrigado pela dedicação a essa Matriz desde o seu tempo de seminarista.
    Desde aquela época observamos com alegria a sua entrega a Deus e a sinceridade do seu amor ao Nosso Senhor.

    Com carinho, suas ovelhas

    Paulo, Zezé, Paulinho e André

    ResponderExcluir
  2. O P. Júlio é um servidor de DEUS que realmente trabalha pela Igreja e para a igreja. Apesar de jovem ele se dedica a fazer com muito amor sempre o melhor. Suas homilias são sempre feitas com muita responsabilidade e clareza. Gosto muito quando ele fala que não há salvação, não há vitória sem cruz; isso é uma profunda verdade. Todos da assembleia são tratados sempre com muito carinho por ele e por sua mãe que é uma pessoa maravilhosa . Realmente quem frequenta a Matriz de São GERALDO se sente acolhido com muita solidariedade. Me sinto muito feliz e grata por tudo que recebo de JESUS CRISTO, de SÃO GERALDO e por termos pastores dignos e dedicados. AMÉM !

    ResponderExcluir
  3. Obrigada,Pe Julio!
    Como foi bom conviver e aprender como seminarista.Agora como meu pároco.
    Deus o abencoe e ilumine cada dia mais o seu caminhar.

    ResponderExcluir